domingo, 28 de abril de 2013

Tecnologia transforma a Caatinga


Barra (BA) – A trajetória de Fabiano, personagem criado por Graciliano Ramos em Vidas Secas, obra publicada em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos forçada a se mudar de tempos em tempos para lugares menos castigados pela falta de chuva. O clássico da literatura nacional foi durante muitos anos o retrato da realidade de brasileiros castigados pela estiagem no Semiárido brasileiro. O cenário da caatinga e a seca ainda são os mesmos no sertão de hoje, mas deixar a terra por causa da estiagem não tem sido mais a única alternativa nos últimos anos. Conscientes das limitações impostas pelo Semiárido, moradores da região têm procurado se adaptar e conviver com o clima do campo.
Emanuel AmaralAridez da grandes faixas de terra, provocada por secas cada vez mais frequentes, não impede o Nordeste de produzir alimentos para manter o homem no campoAridez da grandes faixas de terra, provocada por secas cada vez mais frequentes, não impede o Nordeste de produzir alimentos para manter o homem no campo

Durante quase 20 anos, a agricultora baiana Maria Eulália, de 62 anos, morou em Salvador. Na cidade, ela criou seis filhos biológicos e cinco adotados. Há sete anos dona Lia, como gosta de ser chamada, retornou ao campo com o marido. Mesmo sem chuva, cumpriu a promessa de retorno ao sertão, como diz a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga: “Hoje longe, muitas léguas/ Numa triste solidão/ Espero a chuva cair de novo/ Pra mim voltar pro meu sertão”.

Moradora do Projeto de Assentamento Antônio Conselheiro, localizado na zona rural de Barra, na Bahia, dona Lia descreve seu retorno com brilho nos olhos. “Apesar de gostar de Salvador, preferi voltar para o sertão. Meus filhos já estão criados e quiseram ficar lá, mas meu sonho era voltar para perto do Rio São Francisco. Gosto mesmo é do campo”, conta.

A comunidade de dona Lia é atendida pelo projeto “Transferência de tecnologia de irrigação para fruticultura em níveis de agricultura familiar em perímetros irrigados de assentamento do Semiárido brasileiro”, da Embrapa. Ao todo, 15 famílias ocupam uma área de 2.845 hectares da antiga fazenda Canal do Rio Grande II. A tecnologia permitiu aos moradores trabalharem no plantio de mandioca, umbu, laranja, caju, milho, feijão, acerola e hortaliças.

Produtos são inseridos no mercado

Segundo o pesquisador de sistemas de produção sustentável da Embrapa, Marcelo Romano, os resultados da pesquisa  possibilitaram a melhora na segurança alimentar dos moradores do Assentamento Antônio Conselheiro e ainda viabiliza a inserção dos produtos no mercado local ou institucional, em programas do governo federal de aquisição de alimentos.

“A lógica do trabalho é difundir a irrigação, transferir tecnologia de irrigação e adaptar as condições que eles se encontram. Aliado ao desenvolvimento da irrigação, temos a introdução de materiais genéticos desenvolvidos pela Embrapa de qualidade. Por meio de uma experimentação local, podemos selecionar aqueles que são mais adaptados às condições deles. Particularmente, acho que a gente se sente muito recompensado de trabalhar com esse público, principalmente quando a gente vê as respostas que estamos tendo aqui nesse município”, complementa o pesquisador.

A experiência de dona Lia com a tecnologia repassada pela Embrapa é compartilhada pelo Projeto de Assentamento Fundo de Pasto Ribeirão. A comunidade está localizada a 18 quilômetros de Barra, em uma área de 600 hectares. Entre as 13 famílias que vivem no local está a de Sandra Santos da Silva, de 30 anos. A jovem agricultora já é mãe de cinco meninas e recebe R$ 502 mensais do Bolsa Família por manter as quatro crianças maiores na escola. Sandra também resistiu ao êxodo devido às secas e não quis sair do campo.

“Meus pais e meus avós sempre gostaram de morar na área rural e eu tomei esse gosto. Mas acontece de muitas vezes perder o estímulo porque se a terra não está dando o sustento, não podemos deixar nossos filhos morrerem de fome”, conta.

Fim das viagens a São Paulo em busca de trabalho

A  líder comunitária Alzira da Silva Santos, de 49 anos, mãe de Sandra,  nasceu na região e chegou a morar em São Paulo. Retornou há oito anos. “A gente ia e voltava, mas chegou um tempo que decidi ficar aqui de vez. Antes, o mais difícil era a alimentação. Já a seca é sempre igual. Esse ano mesmo não choveu, só teve um ‘tira pó’. Mas aqui é melhor que a cidade, é sossegado, livre da violência. Também há os animais, lá a gente não pode criar”, relata.

A tendência observada nos assentamentos rurais é acompanhada diariamente pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). De acordo com o presidente do órgão, Carlos Guedes, esse é um “novo momento” dentro dos assentamentos devido às mudanças na atuação do Incra junto às comunidades rurais, já que políticas públicas integradas têm garantido condições básicas de vida.

Guedes destacou a parceria com o Ministério da Integração Nacional que vai levar a 30 mil famílias assentadas do Semiárido o acesso aos sistemas de abastecimento de água simplificados, como cisternas, adutoras ou encanamentos, por meio do programa Água para Todos.

“O ano passado investimos junto com o Ministério da Integração R$ 84 milhões para atender essas 30 mil famílias no Semiárido. Essas famílias vão ter acesso à água, em que elas vão ter o seu equipamento de reserva de água por meio de cisterna ou outro sistema que possa se desenvolver em conjunto com a grande obra de infraestrutura de água que está sendo feita pelo PAC”, explicou o presidente do Incra.

Para melhorar as estradas e vias de acesso nas zonas rurais, outra demanda frequente, está sendo preparando um acordo com município que se compromete a comprar a produção do assentamento rural.
Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 23 de abril de 2013

Robinson diz que não há mais tempo para Rosalba reverter desgaste com a população.

Robinson Faria diz não acreditar em quadro favorável a RosalbaRobinson Faria diz não acreditar em quadro favorável a RosalbaO vice-governador dissidente Robinson Faria (PSD) disse acreditar que não há tempo hábil para que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) reverta o quadro de desgaste administrativo.
Como exemplo, o líder pessedista apontou a segurança. "Não acredito porque é um governo com uma equipe que não tem planejamento, projetos. Como a gente vai evoluir na segurança com um orçamento que tem aprovado na Assembleia pífio para a segurança? Como a gente vai investir em tecnologia, contratar concursados, fazer uma fronteira digital. O nosso Estado não prioriza uma política pública de segurança. Não vejo que o Estado em um ano e pouco possa fazer um governo que atenda aos anseios populares", disparou.
Para o vice-governador dissidente, o que ocorre é fruto do despreparo da governadora. "A governadora não se preparou para isso. Não tem uma equipe que planeje e temos um governo amador e improvisado", acrescentou.
Questionado se acredita que a aliança entre PMDB e governo tem prazo de validade, Robinson disse não ter elementos para fazer tal análise e que seu diálogo está restrito aos partidos que oficialmente fazem parte da oposição. "Não tenho informação para falar sobre o PMDB. Essa é uma relação entre PMDB e Governo. Cabe a mim dialogar com os partidos de oposição ao DEM que é o PSB, PSDB, PT, PDT e PC do B. Esses partidos unidos poderão formar a chapa vitoriosa de 2014 para Senado e Governo", frisou.
Numa outra pergunta, o vice-governador foi indagado se na opinião dele o governo Rosalba chegará ao fim antes do tempo. Robinson foi mais além: "O governo de Rosalba nunca começou. Não funcionam nem os serviços essenciais. Qual é a marca do governo Rosalba Ciarlini? Qual o projeto para prestar contas? Ela pega carona no aeroporto que não é dela. A Copa do Mundo também já estava acontecendo. A energia eólica é 100% privada. Ela não tem nem um projeto moderno e ousado", concluiu.
Robinson sugere nova postura com a Petrobras
Para o vice-governador dissidente Robinson Faria, o Governo do Estado precisa mudar de estratégia com relação à Petrobras.
Ele disse que vem fazendo esse alerta desde os tempos em que presidia a Assembleia Legislativa, e Wilma de Faria (PSB) era a governadora. "O Governo do Estado há muito tempo não está sabendo dialogar com a Petrobras. Eu até já cobrei isso nos tempos de Wilma para equiparar esse tratamento. O Estado, infelizmente, se submente a esse tratamento de forma verticalizada. É preciso um governo que tenha coragem de chamar a Petrobras para um tratamento de igual para igual", sugeriu.
O argumento principal é o de que é preciso lembrar à estatal do passivo ambiental dela no Rio Grande do Norte. "A Petrobras tem um passivo enorme no Rio Grande do Norte que o Estado não tem coragem de cobrar. A Petrobras dita as regras e o Estado não tem coragem de lhe cobrar o que é devido. O Estado tem força para isso: basta colocar na mesa o passivo ambiental que a Petrobras tem no Estado. Isso nos dará um instrumento de negociação de igual para igual", sugeriu.
Sobre a participação da governadora Rosalba Ciarlini no debate sobre a seca que marcou a posse de Francisco José Júnior na presidência da Fecam, Robinson não poupou críticas. "Achei frustrante a palestra da governadora, que não disse nada de novo com relação ao combate à seca, a não ser jogar tudo para a presidenta Dilma, se eximindo da responsabilidade do Governo do Estado no combate à seca", concluiu.
Jornal o Mossoroense

Do Blog do Carlos Santos: Apodi vive um péssimo momento com gestão desastrosa de Flaviano

Estoura a crise na administração do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro (PC do B). Dois secretários exonerados e outro pediu para sair. Consequência do péssimo início de gestão, que tem deixado os apodienses decepcionados e alimentado uma série de críticas.

Flaviano exonerou Reginaldo Ponciano e Regina Duarte das pastas de Urbanismo e Finanças. E o secretário Paulo Viana pediu para deixar o comando da Saúde, insatisfeito com os rumos que o governo municipal está tomando.

A saída de dois auxiliares em pouco mais de 100 dias de gestão, mostra a escolha errada feita pelo prefeito. Ele priorizou amizades na hora de formar o secretariado, enquanto a gestão pública exige competência. Com isso, a sua administração tornou-se um fiasco até aqui.

Para piorar, surgiu a suspeita de desvio de dinheiro público através de pagamento de despesas do carnaval 2013. O prefeito nega, mas é possível que o Ministério Público estabeleça linha de investigação.

O prefeito Flaviano diz que não sabe de nada, mas na cidade todos sabem o que aconteceu.
Apodi vive um péssimo momento

Nota do Blog: Atentem que foi o Jornalista Carlos Santos que externou sua opinião! Eu só copiei o texto!
Fonte: B; Josenias de Freitas

Lula será colunista do New York Times


Lula durante cerimônia de entrega do prêmio. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula durante cerimônia de entrega do prêmio. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escreverá uma coluna mensal que será distribuída pela agência do jornal norte-americanoThe New York Times. Segundo informações do Instituto Lula, o ex-presidente se reuniu nesta segunda-feira 22 com Michael Greenspon, diretor-geral do serviço de notícias do periódico. Os textos de Lula tratarão de política e economia internacional, além de iniciativas para o combate à fome e à miséria no mundo.
Em Nova York, o ex-presidente também recebeu o prêmio “Em Busca da Paz”, conferido pelo International Crisis Group. Lula foi homenageado por ter “impulsionado seu país a uma nova era econômica e política”.
Em seu discurso, ainda segundo o instituto, Lula disse que o combate à fome e à miséria são um caminho para transformar o século 21 em uma era de paz. “Combater a fome e a miséria em escala global é o passo mais importante que podemos dar no caminho para a paz. E depois do que conquistamos no Brasil, eu me recuso a duvidar da nossa capacidade de fazer um mundo melhor. Combatendo a fome e a miséria, promovendo o diálogo e o respeito entre os povos, podemos fazer do Século 21 a era da paz”.
Carta Capital

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Flaviano Monteiro "exonera" de uma só vez dois secretários

 

O prefeito de Apodi Flaviano Monteiro voltou a todo vapor após 4 dias afastado do comanda da prefeitura municipal de Apodi, e hoje anunciou a demissão de dois secretários que integravam as pastas de Finanças com Regina Duarte e de Urbanismo e transporte com Reginaldo Ponciano.

Segundo pessoas ligadas a municipalidade Flaviano deve anunciar ainda esta semana os novos nomes que comporão seu governo, inclusive tendo que anunciar em menos de quatro meses de gestão um terceiro nome para a pasta de finanças o que é uma fato inédito em Apodi.

Flaviano ao demitir os secretários, teria justificado e teria dito aos secretários que hoje eles não “estão mais em comunhão com a nova geração”, uma frase no mínimo forte a nomes que estiveram desde o inicio na empreitada de chegar ao executivo municipal.
Fonte: B. josenias de Freitas

Secretária pode pedir exoneração


Comenta-se nas redes sociais e nos bastidores da política apodiense ainda em off, uma informação de que a atual secretária de finanças do município Regina Duarte, irá apresentar em breve seu pedido de exoneração esta manha, claro ainda estamos tentando averiguar o fato com precisão, mas é dada como certa a saída da mesma da linha de frente da municipalidade.

Mediante a pressão de grande parte do grupo que hoje está a frente do município, a nobre Secretária e contabilista teria aceitado deixar a secretaria, só não se sabe se ocupará ou não outro cargo, ou se afastará de vez da gestão. Vamos esperar que se concretize ou não o fato, e apuramos quais a razões que a levaria a essa tomada de decisão, caso aconteça.

Hoje pode ser o dia do “fica ou não fica” na gestão municipal

 
Não se comenta em outra coisa nada cidade, a possível saída de alguns membros da nova geração, em detrimento de incompatibilidade com decisões tomadas por determinadas pessoas ligadas a municipalidade, que não condiz na pratica com o discurso pregado em campanha.
Segundo fontes ligadas a própria municipalidade está agendada para hoje uma reunião super importante, entre “descontentes” da nova geração que pedem a “cabeça” de uma pessoal que está agindo diretamente na gestão. Não se sabe ao certo quantas pessoas estão a par desta reunião, o certo é que a mesma vem sendo trabalhada e agendada desde a ultima sexta-feira para se dá um ultimato ao prefeito municipal Flaviano Monteiro, que segundo nossa fonte teria que decidir entre esses “descontentes” que teria entre eles vários secretários e o vice-prefeito Zé Maria ou essa pessoa que seria a atual secretária de finanças a competente Regina Duarte que anda gerando o tal descontentamento.
O que se comenta ainda é que o grupo que é enorme, e que está muito descontente, e que pretende literalmente colocar o atual prefeito contra a parede, ao que teria que retomar o cotrole da gestão, após esses dias de afastamento, decidindo entre um grupo ou uma pessoa. Vamos esperar!
Blog de josenias de Freitas

domingo, 21 de abril de 2013

FESTA DE FORMATURA DA TURMA DE DIREITO DE 2013 - UERN 
Convite


Formando: Cristiano Morais da Silva
Túlio, Eriomar Edinha. Cristiano, Elionara e Junior 
Família de Cristiano
Genilma, Edson, Sofia e Cristiano


Elionara e Junior
Primos e Tios

Requint Buffet
João e Luzia

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Governo dá 100% de gratificação à sua “panelinha”


O Governo Rosalba Ciarlini (DEM) segue firme na proeza de conseguir causar o maior número possível de insatisfações. Um novo mal-estar é em relação à seletividade para engordar a conta pessoal de alguns servidores, em detrimento da grande maioria dos barnabés.
O decreto de número 23.308/2013 instituiu reforço na remuneração de uma “panelinha” de pessoas que servem ao poder estadual, com o dispositivo técnico denominado de Gratificação de Representação de Gabinete (GRG). Os beneficiados recebem reforço de 100% no bolso, em relação ao seu salário.
Mas claro que a benesse não segue razão isonômica. Só uma panelinha bem-escolhida passou a se beneficiar da GRG.
Esse plus atinge a turma com diploma superior no Gabinete Civil, Governadoria, Controladoria, Consultoria, Procuradoria e ainda a pasta do Planejamento.
Claro que a turma do cafezinho ficou de fora. Lógico.
Nota do Blog – Sempre falta dinheiro para atender aos planos de cargos e salários dos barnabés, mas o Governo do Estado sempre arranja um jeitinho de pulverizar dinheiro do contribuinte para outros setores mais abastados.
Impressiona essa agilidade e eficiência para ser um Robin-hood pelo avesso, tirando da maioria pobre para cevar uma minoria privilegiada.
Pobre Rio Grande Sem Sorte!
Blog de Carlos Santos

segunda-feira, 15 de abril de 2013


Prefeitura de Apodi , Gastos absurdos para uma Administração desastrosa.

Nesse momento caótico, é preciso que a administração municipal reflita um pouco, e o prefeito entenda que  o mesmo nao é a dono da verdade, e encontre uma solução para que os problemas sejam resolvidos da melhor forma possível
 
Do contrario, a situação vai ficar insustentável, e quem vai sair perdendo é toda a população do município , que já esta pagando um preço bastante alto, por colocar no poder pessoas despreparadas para gerir a coisa publica.
 
Pelo que se ver, a prefeito vai passar os quatro anos de sua administração sem descer do palanque, sempre culpando seus adversários por sua incompetencia

Parabéns à uma pessoa especial

Gorete Silveira

Há datas em um ano que não podemos esquecer, hoje é com certeza uma delas, afinal é o seu aniversário.
É muito bom fazer parte deste momento em que todas as pessoas que gostam de você comemoram mais um ano da sua existência.
Você é uma pessoa muito especial, e se olhar ao seu redor esta todo mundo querendo lhe dar um abraço bem forte e dizer: Feliz Aniversário!!!

É natural, pois você é uma pessoa muito querida, destas que a gente encontra pra conversar e nem se importa em ver o tempo passar.
Gostaria sinceramente que soubesse  que torço pela sua felicidade.
Desejo a você um dia repleto de boas surpresas e muitas alegrias.

Parabéns 
Do B. RN Apodi News

sábado, 13 de abril de 2013


Lula tem de ir às ruas e evitar golpe de Joaquim e Gurgel

Afirmo e reafirmo novamente neste espaço: se o ex-presidente Lula e o PT não se prevenirem para passar para o ataque, a direita brasileira que perdeu três eleições presidenciais para os trabalhistas vai amarrar os pés e as mãos dos principais políticos do PT, como se fossem gado de rodeio ou vaquejadas.São nítidas e sonoras as intenções dos senhores Joaquim Barbosa e Roberto Gurgel, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e procurador-geral da República (PGR) no que é relativo às tentativas de investigar o Lula.


A ação não tem o propósito de apenas investigar o ex-mandatário para comprovar ou não seu envolvimento com o mensalão, mas, sobretudo, tem a finalidade política de envolver seu nome nesse processo, e, consequentemente, desqualificá-lo e desconstruí-lo perante a Nação brasileira, que o elegeu duas vezes, bem como votou em sua candidata e atual presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
O STF e a PGR são há algum tempo os principais interlocutores da poderosa direita brasileira, bem como tratam o processo político deste País como se fosse segmento da sociedade de terceira categoria. Só que não é. É equívoco e petulância, desfaçatez e arrogância de homens togados se arrogarem o direito de estarem acima da escolha politica e eleitoral do povo brasileiro.
A judicialização do processo político e a criminalização de políticos sem provas cabais, como ocorreu no mensalão, o do PT é lógico, são uma afronta à Constituição e ao estado democrático de direito. Eu até acredito que a sociedade brasileira, em um primeiro momento, não perceba o que está a acontecer com os primeiros políticos do campo da esquerda que assumiram, de fato, o governo central.
Vou além. Quando o povo trabalhador brasileiro perceber o que querem fazer com o presidente mais popular da história do Brasil, além de ser o principal político do País e o mais conhecido internacionalmente, as ruas vão ser ocupadas pelas pessoas, que são os trabalhadores que transformaram e enriqueceram este País, bem como votaram duas vezes em Lula para ser presidente da República.
O tempo é curto e por isto o PT e aliados, a exemplo do PCdoB, os milhares de sindicatos e suas federações e confederações do campo e da cidade, as alas progressistas da Igreja Católica, o MST, os estudantes secundários e universitários, as inúmeras associações e cooperativas de trabalhadores, as donas de casa, os aposentados, os pequenos e médios empresários urbanos e rurais e as comunidades pobres das periferias e dos morros que foram, de uma forma ou outra, beneficiados, respeitados e considerados pelos governantes trabalhistas.  
O povo deve ir às ruas para estancar a prepotência, a arrogância, a perversidade e até mesmo a incoerência e a insensatez de homens públicos e sem votos pagos mensalmente pelo dinheiro do contribuinte que resolveram transformar o STF e a PGR em ferramentas e instrumentos de intimidação e perseguição política àqueles que há três eleições derrotam uma direita reacionária, violenta, egoísta, colonizada, provinciana, dona de um incomensurável e inenarrável complexo de vira-lata, além de ser, inquestionavelmente, herdeira da escravidão.
As acusações a Lula são suposições, mas o senhor Gurgel e alguns membros do STF liderados pelo condestável juiz Joaquim Barbosa, que, usualmente, tem recaídas de Tomás de Torquemada, continuam os seus périplos políticos e nitidamente a se alinharem aos interesses políticos do PSDB e seus nanicos do DEM e do PPS, bem como a terem sempre ao seu lado os porta-vozes de uma imprensa de mercado frontalmente oposicionista aos trabalhistas que há dez anos administram o Brasil, com a aquiescência e o voto do povo brasileiro. Nunca é tarde para lembrá-los.

Marcos Valério, o agente também do mensalão tucano que, ao que parece, nunca vai ser investigado de forma séria para ser julgado pelos juízes conservadores do STF, negociou com o PGR Roberto Gurgel, pois o que interessa a ele é diminuir sua pena de 40 anos. Gurgel quer o Lula, bem como os juízes direitistas de um tribunal que se transformou em um partido conservador.
 
A direita partidária, empresarial, midiática e judiciária apostam na desconstrução da imagem de Lula, porque sabem muito bem que o político trabalhista é o maior cabo eleitoral do Brasil, enquanto o cabo eleitoral tucano conhecido pelo nome de Fernando Henrique Cardoso — o Neoliberal — não tem força e influência para eleger o síndico do prédio onde mora.
Não há provas contra o ex-presidente Lula. A PGR de Gurgel sabe disso e é por isso que a instituição, de acordo com a imprensa, reuniu-se com quatro juízes do STF, à frente o senhor Joaquim Barbosa. Segundo a mídia conservadora e de caráter histórico golpista, a reunião foi para formular estratégias de como chegar ao Lula, depois acusá-lo, processá-lo, julgá-lo e quiçá prendê-lo.
 
Lula tem de ser incluído no mensalão, que para mim é o mentirão, agora e já. Dessa forma, haverá tempo para que ele fique a ser desconstruído, imolado e açoitado moralmente até as eleições presidenciais que vão acontecer em outubro de 2014. O mentirão dos José(s) Dirceu e Genoíno foi o combustível usado pelo canhão da direita nas eleições de 2012. Só que eles, mesmo com o apoio da imprensa de negócios privados, perderam a eleição até em São Paulo.
A direita, que nunca deu nada para o povo brasileiro, apenas retirou e o explorou durante 500 anos, quer calar o Lula. O torneiro mecânico e nordestino para ela é abusado e ousado e se atreveu a pisar os tapetes do Palácio do Planalto e sentar na cadeira da Presidência da República.
O establishment e seus instrumentos de ação politica incrustados no estado brasileiro, a exemplo da PGR e do STF, não quer a distribuição de renda, de riqueza e a emancipação do povo brasileiro. Por trás dessa engrenagem perversa está o dinheiro, a luta pelo dinheiro, cada vez em quantidades maiores, com a finalidade de locupletar os ricos, os muitos ricos e os que são inquilinos do pico da pirâmide social em termos internacionais.

Essa gente demasiadamente endinheirada e patrimonialista não quer perder nada e por isto combate até programas de renda mínima como o Bolsa Família. São os tubarões do planeta, que financiam golpes e contragolpes de estado, cujo objetivo principal é manter o status quo das classes privilegiadas e por isto abastadas e que dominam o poder por intermédio da violência, da intimidação, da denúncia vazia e da desconstrução moral daquele que pensa diferente e coloca em prática seu pensamento, propósitos e ideologia.
Lula não vai ficar quieto dentro da sua casa a ouvir acusações e ilações maldosas, muitas vezes injustas e a levar o dedo na cara. Ele vai às ruas, porque não é salutar remediar ou tergiversar quanto aos fatos e às realidades que se apresentam. A direita é golpista. Ponto. A ética para a direita não passa de uma peça de retórica. E quem geralmente acredita, por má-fé ou não, neste teatro grego é, como sempre, a classe média de índole conservadora e alma ressentida e amarga. Não porque ela odeie tanto os pobres. Mas, sobretudo, porque a classe média sabe, lá no fundo do seu coração, que nunca vai ser rica, apesar de abraçar os valores da burguesia consumista de princípios superficiais.
A sugestão é que Lula saia às ruas e reative as Caravanas da Cidadania”. A luta pela sobrevivência é o princípio fundamental da existência humana. Somos assim e lutamos pelo o que acreditamos. Eu não acredito no STF e na PGR. Entretanto, não preconizo o golpe por ser um homem que acredita na democracia, na legalidade institucional e na Constituição. Por seu turno, acreditar nesses princípios não me faz um covarde e muito menos um pusilânime no que diz respeito a aceitar que a direita promova golpes, manipule as notícias e as realidades e faça da verdade um instrumentos de seus interesses. Lula tem de ira às ruas! É isso aí.
Fonte: B. Palavra Livre

domingo, 7 de abril de 2013


A admirável inteligência do sertanejo

Por Marcos Pinto
O  sertanejo, em  sua   trajetória  indefinida, traz  sempre  um  fator  motivante  servindo  como  referencial  em  sua  humilde  geografia  humana.  Daí,  a  importância  da  admiração  e  respeito  que  devemos cultuar  para  com  aqueles  que  já  são  detentores  do  famoso  ”diploma da vida”, perfilados  pelas  longevas  e  venerandas  idades.
Quantas  imagens  acumuladas  e  amalgamadas  na retina  do  passado, escoando  no  estuário  do  rio  da  saudade  chamado  coração!.
As  refundidas  observações, contumazes  e  incessantes,  tem proporcionado  grandes  evoluções na  performance  do  rústico  sertanejo, melhorando  sua  inter-relação  na  azáfama  dos  dias  sempre  cheios  de  interrogações.  Reside  aí  o  nascedouro da  admirável inteligência  da  alma  sertaneja, caldeada  pelo  sangue  mameluco  com  o  africano.
Alguns fatos  cotidianos  vividos  pelos sertanejos, ainda  páiram  elencados  pela  tradição  oral, evidenciando  a  certeza  da verdade  histórica.  Tratando-se de  coisas  do  meu  amado  sertão, costumo  fazer incursões   ao  nostálgico  passado, em  inconfundíveis  vôos  rasantes. Não  raro, penetro  no  interessante das  denominações sertanejas, referentes  à  coisas, pessoas, lugares, profissões  etc.
Contou-me  um  amigo  cearense, que  o  seu  avô  trabalhara  na  construção/implantação  do  ramal  ferroviário  ligando  a  cidade  de  Fortaleza ao  Crato, durante  o  período  1905-1910. Em  breve  relato, esclareceu  a  origem  e  o  por  quê  da  denominação  baitola, que  o  sertanejo  costuma  ”batizar”  aos  que  optam  pela  prática  da  sodomia.
Segundo o  amigo, este  denominativo  vincula-se  ao  fato  da chegada  de  um  engenheiro  de  origem  inglesa  ao  Ceará, para  dirigir  os  trabalhos  da  implantação  da  referida  linha  férrea,  começando  pelos trabalhos de  nivelamento  até  o  da  fixação  dos  trilhos, com a  severa  observância  das  escalas  topográficas.
Como  o  engenheiro  inglês   tinha  pouco  tempo  de  residência  no  Brasil, expressava-se  demonstrando  um português  sofrível, trocando  letras  e  nomes  no emprego  da  palavra  exata, exigível  para  a oportunidade. Dado  essa  dificuldade  em falar  o  idioma  português, acentuavam-se  os  rompantes  de  raiva, numa  contundente  manifestação  de  ignorância  no trato.
Certo  dia,  o  afobado  inglês, acossado pelo  sol  causticante  do  meio  dia, dirigiu-se  aos  operários  em  voz  alta  -  os  conhecidos  berros, ocasião  em que  chamou-lhes  a  atenção  para  a  verificada irregularidade  quanto  à  bitola, que nada  mais  é do que  a  distância  entre  os  trilhos  de  uma  via  férrea. Ocorre  que  o  dito  gringo  escrevia  o  nome  bytola, ao  invés  de  bitola.
Sabe-se que  a  pronúncia das  letras  BY  em  inglês  soa  como  bai.  Neste contexto, o  inglês  falou, aos  berros:
-  Quando  vocês  pregar  trilhos  ter  cuidado  com  baitola!   –  dando destaque  a  esse  último nome.
Como  o  engenheiro tinha  maneiras  e  ”trejeitos” efeminados, os cassacos ficaram cismados com o mesmo, sendo certo  que, no  outro  dia, ao verem-no  ao longe, caminhando  em sua direção, de bate-pronto fizeram  a seguinte  observação:
-  Lá  vem  o  engenheiro  baitola.
Desse  dia  em  diante  o  neologismo  baitola  ficou  enraizado  no  linguajar  sertanejo  como referencial  à  homossexual.
De  baitola (Com  a vogal  O  sem acento)  para  baitôla foi   um  pulo.
Há  um fato  histórico  que  até  hoje é  contado  na  cidade  e  na  zona  rural   de  Apodi, em  que  um humilde agricultor  de nome Antônio Moreira, residente no  sítio “Santa  Rosa”, deu  um  bela  lição  de inteligência no  padre  Renato Menezes, que  dirigiu  a  paróquia  de  Apodi  no  período  1939 a  1951.
Contam que  o  lépido  e  fagueiro  Antonio  Moreira  todos os  dias de sábado  ia  até  a  cidade  para “fazer  a  feira”, ou seja, comprar  gêneros  alimentícios  para  sustentar  a  sua  prole, não  sem  antes  assistir  a missa  matinal.  Ocorre  que  o  Antonio  Moreira, de  forma ingênua, acendeu, durante  a  missa, o seu  inseparável cigarro  de  palha – o  famoso  ”brejeiro”, ocasião  em  que  espalhou  no  ar  grandes  baforadas com  o  cheiro  característico/enjoativo.
Este  incidente deu-se  exatamente  quando  o  padre estava  pregando  o sermão  bíblico.  Sempre  atento  aos  fiéis  paroquianos, eis  que  o  Padre  viu  a  fumaça  do cigarro  traçando  trajetórias  no  meio  dos fiéis.
A  muito custo, controlou  sua  ira,  deixando  para  destilá-la quando terminasse  a santa  missa.
Concluído  o sermão,  eis  que  o  padre  Renato  dirigiu-se  até o  último  banco,  onde  o  tranquilo  Antonio Moreira  se encontrava, já  com  outro  cigarro  aceso. Com  visível  olhar iracundo, padre  Renato dirigiu-se  a  Antonio  Moreira  nos seguintes termos:
-  Ô  Antonio Moreira, você  não  vê  que  não  se  deve  fumar dentro  da Igreja?
-   Mas  padre  Renato,  é  que  eu  não  me  vejo  -  respondeu  Antonio  Moreira, sem  pestanejar.
Ainda  esboçando  grande  raiva, o padre Renato  esbravejou:
-   Pois  Antonio  Moreira, você  pra  animal  só falta  o  rabo!
Sem  se  deixar  contaminar  pela  ira  do  reverendo  padre,  o  Antonio  Moreira   sapecou:
-   Apôis padre, me  empreste  o  seu, que  é   pra  mim ficar  completo!
Ciente  de  que  o  Antonio  Moreira não  era  homem  de  levar  desaforo  pra  casa,  só  restou  ao  padre Renato  ”colocar o  rabo  entre  as  pernas”  e  sair   ruminando  sua   raiva, falando entredentes.
O  certo  é  que  depois  deste  sério  incidente, nunca  mais  o  Antonio  Moreira  voltou  a  frequentar  a  missa.
Marcos Pinto é advogado, pesquisador e historiador

sábado, 6 de abril de 2013

Polícia Civil realiza megaoperação em Apodi
APODI - Depois de um amplo trabalho investigativo, coordenado pelo delegado Renato Oliveira da Silva, cerca de 30 policiais realizaram na manhã de sexta-feira, uma megaoperação no município de Apodi com a realização de cinco mandados de busca e apreensão e três prisões de pessoas ligadas ao tráfico de drogas e suspeitos de participação com crimes de homicídio registrados no território apodiense.
A operação contou com policiais da Delegacia de Polícia Civil de Apodi, 1ª delegacia e Regional de Mossoró, Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), Narcóticos e resultou de Moésio Leite Souza, morador do bairro Baixa do Caic, na residência do mesmo os policiais encontraram cerca de 100 pedras de crack, prontas para serem comercializadas.
Segundo o delegado, Renato Oliveira, além da prisão de Moésio Leite, os policiais ainda cumprirão dois mandados de prisão contra Kleber Romério Pinheiro Gomes "Romero" e Francisco Jailson Oliveira Gomes "Brancão ou Cão Branco", ambos são suspeitos de terem participado do assassinato do jovem na noite de domingo (10/03/2013), no Calçadão da Lagoa do Apodi, onde foram assassinados Francisco Mateus Costa Silva, de 21 anos, natural de Maracanau/CE, mas atualmente morador da Rua Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Cruz de Almas, Apodi, o jovem se encontrava no terminal turístico, na companhia de sua namorada e vários amigos, quando dois elementos em uma motocicleta, se aproximaram do mesmo e efetuaram pelo menos 5 disparos de arma de fogo, possivelmente de um revólver calibre 38, que atingiram Mateus na cabeça, na região do tórax e em uma das pernas, levando o mesmo a morrer no local.
"Esse crime teve total ligação com o tráfico de drogas e todas as investigações apontam para a participação direta de Romero, Brancão e outro homem conhecido por Demir, que conseguiu fugir ao perceber a presença da policia em seu bairro", comentou o delegado Renato Oliveira, que não tem dúvida da participação de Demir em vários crimes em Apodi, inclusive no atentado de Cruz de Almas que deixou uma criança baleada e no crime do Calçadão da Lagoa do Apodi.
Depois de presos os suspeitos Romero e Brancão foram encaminhados para o Instituto-científico de Polícia (ITEP) onde passaram por exame de residuograma de chumbo para detectar se os dois homens atiram nos últimos dias.
Na delegacia de Polícia Civil de Apodi, o depoimento de Romero Gomes foi acompanhado pelo promotor de Justiça da Comarca de Apodi, Silvio Brito.
Nos últimos dias a população apodiense vinha sendo aterrorizada por dois homens em uma motocicleta que vinha praticando várias  ações criminosas, dentre as quais homicídio e tentativas de homicídios, todos com características semelhantes. A operação desencadeada na  manhã de ontem, além de apreender drogas também estava à procura de alguns indivíduos que são suspeitos de participarem dessas ações.
O trabalho do delegado Renato Oliveira vem recebendo o total apoio da população, que tem colaborado com o trabalho da polícia através de denúncias para o (84) 3333-2737 e assim contribuindo para elucidação de vários crimes e tirando traficantes de circulação.
Fonte;Gazeta do oeste

quinta-feira, 4 de abril de 2013


Saiu no trepidante Blog do Miro:

2030: o Brasil pós-Globo



Me pedem que analise um texto de um colunista que eu não conhecia, Rodrigo Constantino.

Li.

A não ser que aconteça uma desgraça, não voltarei a lê-lo jamais.

É um cruzamento de Olavo Carvalho, Reinaldo Azevedo e Ali Kamel.

Muito para mim.

Sobre o texto, é uma distopia. O Brasil, no futuro, terá a moeda comum do continente, o bolívar, e o Bolsa Família, “esmola”, será universal entre nós.

É mais ou menos isso.

Ofereço uma visão alternativa de futuro. Fixemos o ano de 2030.

Em 2030, o Brasil já não terá mais a Rede Globo. Ela foi definhando em audiência, o que já está ocorrendo aliás há alguns anos. Eram 50%, depois 40%, depois 30%, depois 20%, e afinal o zero se aproximava.

Chegou uma hora em que ela era vista apenas pela família Marinho, e não na totalidade, e parte dos funcionários da Globo.

O golpe baixo com o qual ela segura a receita publicitária – o infame BV, que mantém as agências acorrentadas à empresa – foi finalmente enquadrado pelo governo como prática monopolista e desleal.

O governo também apertou o cerco sobre expedientes fiscais imorais, como a proliferação de PJs. O caso icônico de Carlos Dornelles deflagrou uma ação da Receita Federal que pôs fim à mamata.

E a internet foi cobrando o seu preço, segundo a segundo.

No futuro que ofereço ao exame de vocês, os brasileiros ao se livrar da Globo se livrarão também de: a) novelas que deseducam; b) programas como o BBB, que também deseducam; c) horários abjetos de jogo de futebol apenas para que as novelas não sejam interrompidas.

É fácil montar um abecedário aí.

Os brasileiros também estarão libertados de noticiários desonestos e manipuladores, e de colunistas que combatem tenazmente pela manutenção dos privilégios dos Marinhos, de Jabor a Merval.

Não mais Jô, não mais Galvão, não mais Waack. Não mais Faustão, não mais Fantástico, não mais Ana Maria Braga.

Não mais Bonner. Não mais Bial. Talvez bebamos menos cerveja, e levemos portanto uma vida mais saudável, porque sumirão os merchans das novelas que estimulam os espectadores a achar qualquer motivo para abrir uma lata ou uma garrafa de qualquer marca.

Isso porque o anunciante é a Ambev, dona de quase todas as marcas, a começar por Brahma e Antarctica, e então não faz diferença que cerveja seja consumida.

Os Marinhos deixarão de figurar na lista dos bilionários da Fortune, e parte de sua fortuna irá construir casas, escolas e hospitais nas favelas cariocas, que aliás deixarão de ser favelas.

Numa autocrítica imperiosa, a prefeitura de São Paulo rebatizará a avenida Roberto Marinho como avenida Vladimir Herzog.

Já não lembro os detalhes do futuro de Constantino, mas prefiro me ater a este, que de resto considero bem mais realista.

Quanto a ele próprio, Constantino, em 2030 ele está casado com Yoani, e os dois vivem numa tent city em Miami. O padrinho do casamento foi o cubano exilado em Miami Carlos Alberto Montanez, o Perfeito Idiota Latino-americano.

Fonte:. Covers Afiada

terça-feira, 2 de abril de 2013

Dilma anuncia ampliação de medidas para combater os efeitos da seca no Semiárido

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (02), em Fortaleza, durante a 17ª reunião ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a ampliação de medidas emergenciais para reduzir os impactos negativos causados pela estiagem, considerada a pior dos últimos 50 anos. Entre as iniciativas está o aumento da oferta de água por meio de carros-pipa e a construção de cisternas. Segundo ela, as medidas emergenciais apresentadas pelo governo desde o início da seca devem chegar a R$ 9 bilhões.

Segundo a presidenta, a frota responsável pela distribuição de água, operação coordenada pelo Exército que atualmente conta com 4.746 carros-pipa em 777 municípios, será ampliada e chegará a 6.170 carros-pipa. “Ao mesmo tempo, daremos condições para o Exército melhorar toda sua estrutura logística aqui na Região Nordeste, nas suas bases operacionais, tendo em vista não só uma maior capacitação para furar poços, com novas perfuratrizes, mas também ampliando a capacidade de extensão.”

Em relação à construção de cisternas, Dilma disse que já foram entregues 270.611 novos poços para consumo humano e que o governo assume o compromisso de acelerar a entrega de 130 mil até julho e mais 110 mil até o fim do ano. Quanto às cisternas usadas na produção agrícola e pecuária, a presidenta disse que foram entregues 12.369. A meta de construir mais 27 mil, até 2014, foi ampliado para 67 mil.

“Consideramos que as cisternas de produção são estratégicas neste momento que vamos ter de iniciar dois processos, que é salvar os rebanhos existentes e se preparar para ter, de fato, uma estrutura mais robusta para não ter, a cada seca, uma perda de rebanhos como houve desta vez”, disse Dilma aos governadores dos estados do Nordeste, do Espírito Santo e de Minas Gerais, que compõem a Sudene.

A presidenta disse que os governos federal e estaduais precisam se preparar para o fato de a estiagem ainda durar algum tempo e as chuvas não voltarem a cair na intensidade necessária para a recuperação da atividade produtiva na região afetada. Por isso, ela disse que determinou à Agência Nacional de Águas (ANA) a construção de uma proposta para todos os municípios em situação crítica com recomendações emergenciais e estruturantes para a oferta e o uso de água.

“Nenhum de nós pode esperar que a seca perdure, ou aconteça, ou que esse fenômeno recorrente apareça para encarar o risco de desabastecimento de água. Todas as nossas ações têm de assumir esse cunho preventivo”, disse Dilma, acrescentando que o governo federal repassou R$ 60 milhões para a perfuração e recuperação de poços.

Dilma disse que as obras do PAC Semiárido terão a prioridade que a situação emergencial exige. “O governo federal vai tomar medidas de simplificação institucional, no que se refere à titularidade, ao licenciamento ambiental e também à liberação dos recursos.”

Ela também pediu maior sintonia dos governadores em relação às exigências dos órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), para dar mais agilidade às obras.

"Acho que seria importante que todos nós nos esforçássemos para construir um consenso não só entre nós, mas entre nós e os órgãos de controle, como é o caso do TCU e da CGU, sempre mantendo os critérios da transparência, correção e absoluta segurança no que se refere ao uso do último real naquelas medidas que são para beneficiar a população.”
Jornal T. do Norte

Procurando um ponto positivo em uma Administração que não tem respeito pelo seu povo e nem pelos seus costumes



1_ Famílias são Bloqueadas do beneficio da bolsa família.
2 _ Corte de energia.
3_ Fracasso no Arrastão do carnaval de Apodi
4 _ Arrecadação do abatedouro não e  revertida para manutenção .
5_ Continua os problemas as indenização do abatedouro.
6_ Família de " P."! Já foi indenizada?
7_ Comunidades de Quixabeirinha  e nova descoberta abandonadas com problemas de água .
8 _  Caminho para o bairro bico torto esta as escuras ( Ponte / Bico torto)
9_ Problemas nas creches: Assentamento paraíso, laje do meio, Bambural e aurora da serra.
10_ Telecentro Parados
11_ Buracos nas ruas das cidades.
12_ Luzes do mercado publico apagadas
13_ Secretários com mais de 2 empregos ( negando a oportunidade para outras pessoas ) .
14 _ Fim do forro do idoso.
15 _ Carnaval dos idosos excluídos.
16 _ Extinção da secretaria da mulher.
17 _ Estrada rural abandonada.
18- Transporte universitário não e gratuito.
19 _
20 _ Falta de iluminaria nos postes, Moésio Holanda, Marechal, BR 405 entre outros.
21_ Postos de saúdes parados.
22_ Geração de emprego?
23 – Ainda existem pessoas para serem chamados “garis.”
24_  Jardins e praças abandonadas .
25_ Falta apoio a cultura (espetáculo alto da paixão de cristo, Quadrilhas juninas... )
26_ Falta de apoio a banda de musica.
27_ Não realizou a comemoração da emancipação política ( 23 de marco 2013)
28_ A fonte que nunca mais colocarão para funcionar.
29_ Jogos pré-carnavalesco entrada foi pago, Dinheiro arrecadado compram 2 bebedouros  ( governo deve gerar serviço e não cobra da população e adquirir bens) .
30_ Convenio com a maternidade não e o suficiente.
31_ Previdência própria.
32_ Aumento na carga triutaria da população.
33_ Escuto o povo, as terças e quintas quando ta La em cima não resolve nada.
34_ Queima do lixão continua.
35_ Eleições para diretor e vice das escolas.


NOTA: Prefeito tá na hora de rever seus princípios se e que os tem

1.1.2 - Princípios da Administração Pública:
1.1.2.1 - Constitucionais:  
  • 1) LEGALIDADE
  • 2) IMPESSOALIDADE
  • 3) MORALIDADE
  • 4) PUBLICIDADE
  • 5) EFICIÊNCIA
1.1.2.2  Outros Princípios:
  • 6) FINALIDADE
  • 7) CONTINUIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO
  • 8) AUTOTUTELA
  • 9) RAZOABILIDADE                        
  • 10) PROPORCIONALIDADE
  • 11) SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO SOBRE O PRIVADO
  • 12) INDISPONIBILIDADE

CONCLUSÃO 

Sendo o Direito Administrativo não codificado, os princípios representam papel relevante nesse ramo do direito, permitindo à Administração e ao Judiciário estabelecer o necessário equilíbrio entre os direitos dos administrados e as prerrogativas da Administração.

Os princípios constitucionais fundamentais ocupam o mais alto posto na escala normativa. Dirigem a missão de interpretação e integração do direito, indicam “onde o direito se localiza e donde o direito procede. Transformam-se no alfa e no ômega do ordenamento jurídico”.     

Podemos concluir que os princípios norteadores da Administração Pública têm como escopo a realização ótima da administração. Relegar os princípios é desvirtuar a gestão dos negócios públicos e olvidar o que há de mais elementar para a boa guarda e zelo dos interesses sociais.
Fonte:RN Apodi News